Bom dia, hoje é dia 20/04 e são
Em Taió, +
Seis vítimas do trágico acidente lutam pela vida em hospitais

Publicado em: 30/11/2016 15:35:36 - Por Tatiana Carolina
PUBLICIDADE

Um avião destroçado, 71 mortos e a sensação, nos primeiros momentos, de que não sobrou ninguém para contar essa trágica história.


Mas seis pessoas que estavam na aeronave que levava o time da Chapecoense rumo ao sonho de uma grande conquista estão lutando pela vida em hospitais da Colômbia. São provas concretas de que não existe uma explicação lógica, cartesiana, para certos acontecimentos. Sorte, destino, milagre. Depende da crença de cada um.


Entre os sobreviventes está o goleiro reserva da Chapecoense Jackson Follmann. O médico Guillermo Molina, do Hospital San Juan de Dios, para onde ele foi levado, confirmou na tarde desta terça-feira, 29, que o atleta teve uma perna amputada. Mas preservou a vida.


Ele foi um dos primeiros a ser resgatado, ainda no início da madrugada na Colômbia. O goleiro titular Danilo também chegou a ser levado a um hospital de Medellín com vida, mas o desfecho foi muito mais triste: ele não resistiu aos graves ferimentos e morreu.


Também estão internados outros dois jogadores da Chapecoense: o lateral-esquerdo Alan Ruschel, que até o fechamento desta edição estava em estado crítico, segundo os médicos, e o zagueiro Neto, este em estado ainda mais preocupante.


A mulher de Alan Ruschel, que tem 27 anos, deu notícias por meio das redes sociais. “Graças a Deus, o Alan está no hospital, estado estável. Estamos orando por todos que ainda não foram socorridos, e força para todos os familiares”, escreveu Amanda Ruschel em seu perfil no Instagram.


No início da noite de terça, no entanto, o diretor do hospital admitiu a possibilidade de que Alan fique paraplégico. Já Neto, no entanto, protagoniza uma dos momentos mais inesperados desta história toda.


Ele, que já era dado como morto, só foi resgatado mais de 6 horas depois da queda do avião, com um grande corte na cabeça. Como chovia muito e fazia frio no local do acidente, o jogador foi resgatado com hipotermia e, segundo um socorrista, apenas mexia os olhos e gemia.


Foi o som que emitia que teria chamado a atenção da equipe de resgate. Existe a informação não consolidada até o fechamento desta edição de que ele pode ter sofrido fratura na medula.


Mais três

Também entre os sobreviventes estão o jornalista Rafael Henzel, a comissária de bordo Ximena Suárez e o técnico da aeronave Erwin Tumiri. Rafael Henzel é o único integrante dos 21 jornalistas que estavam no avião a sobreviver. No começo da noite, ele apresentou problemas pulmonares.


Em entrevista a jornais de Chapecó, a aposentada Tania Maria Valmorbida, 59, tia do jornalista, disse que ele está entubado e em observação na UTI após passar por cirurgia. Uma nova operação deve ser realizada.


A informação teria sido passada à mulher de Rafael por funcionários do hospital colombiano onde ele está internado. Ainda segundo a tia, o jornalista teve lesões na perna e traumatismo no tórax. A mulher de Rafael e um primo seu viajam nesta quarta, 30, à Colômbia.


Os dois tripulantes, a comissária de bordo e o técnico da aeronave, ambos bolivianos, passam bem, segundo a direção dos hospitais onde eles estão internados. No entanto, ainda não há previsão de alta médica para nenhuma das vítimas.


A dificuldade para achar o caminho até o local da queda pode ter impedido que outras sobreviventes pudessem ser resgatados a tempo.

Alan Ruschel 02 - 30112016

Alan Ruschel, jogador

O lateral-esquerdo foi levado ao hospital o Hospital de La Ceral, onde chegou em estado de choque e perguntando pela família. Segundo os médicos, ele teve múltiplas fraturas nos braços e nas pernas. Há informações ainda de que sofreu uma lesão na coluna (região lombar), com a possibilidade de que a medula tenha sido atingida.Passou por cirurgia.

Jackson Follman - 30112016

Jackson Follman, jogador

O goleiro resgatado com vida foi conduzido ao hospital San Vicente Fundaciónital. De acordo com informações preliminares divulgadas pela imprensa colombiana, o goleiro reserva da Chapecoense teve uma perna amputada. Aos 24 anos, ele teve passagens pelo Linense e Grêmio, entre outros.

 
Hélio Zampier Neto - 30112016

Hélio Zampier Neto, jogador

O zagueiro foi o último a ser resgatado com vida entre a fuselagem do avião, quando já se imaginava que não haveria mais sobrevivente. Um grupo de socorristas contou que ele foi encontrado porque gemia de dor. Neto foi levado ao hospital San Juan de Dios La Ceja e seu estado de saúde é considerado grave devido a um trauma cranioencefálico.

 
Rafael Henzel - 30112016

Rafael Henzel, jornalista

O radialista de Chapecó foi levado ao hospital San Juan de Dios La Ceja. É o único sobrevivente entre os 21 integrantes da imprensa que estavam no voo. Era também, até o fechamento desta edição, o que estava em melhor estado de saúde, mostrando-se lúcido, tendo inclusive entrado em contato com familiares.

 
Ximena Suárez - 30112016

Ximena Suárez, tripulante

Entre os resgatados com vida do avião em destroços, estava também a comissária de bordo boliviana Ximena Suárez Otterburg, que morava em Santa Cruz de la Sierra. Ela foi levada à clínica Somer de Rionegro e seu estado de saúde era considerado estável pela equipe médica.

 
Erwin Tumiri - 30112016

Erwin Tumiri, tripulante

O técnico de aeronave também foi conduzido à clínica Somer com vida. Atualmente ele vive em Cochabamba, a terceira maior cidade da Bolívia. Ele faz questão de mostrar sua paixão pelos aviões por meio das redes sociais, que trazem muitas fotos de aeronaves. 


Compartilhe o link:
Radar Alto Vale © Copyright 2013 - 2015 - Radar Alto Vale não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos citados.
A opinião dos colaboradores e dos leitores não necessariamente representa a opinião do Radar Alto Vale.WLive! Soluções Web