Boa noite, hoje é dia 19/04 e são
Em Taió, +
Radar Meteorológico entra na fase de aceitação

Primeira imagem gerada pelo radar. (Foto: Paulo Cesar Santos/SDC-SC)


Publicado em: 23/08/2014 09:59:05 - Por Administrador
PUBLICIDADE

Lontras / Radar - Foi finalizada a etapa de configuração e calibração do Radar Meteorológico de Santa Catarina. A partir de agora, começa o período de testes de aceitação definitiva. Nessa semana, uma equipe esteve no Alto Vale do Itajaí, onde a estrutura está funcionando.

A previsão é de que os testes sejam finalizados até o início da semana que vem. Depois disso os técnicos darão início a um treinamento específico de operação e manutenção do equipamento. O aprendizado será um passo para que o Radar Meteorológico comece operar em sua integralidade, no mês de setembro. No entanto, antes disso é fundamental que os profissionais que vão utilizar as ferramentas acompanhem a operação assistida.

A Defesa Civil de Santa Catarina conta com um profissional que vai trabalhar diretamente com o radar. O gerente de Monitoramento e Alerta, Frederico Rudorff, esteve em Lontras nessa semana.

Também fazem parte da equipe que acompanha os testes finais, os profissionais da Epagri/Ciram, Clóvis Correa e Eduardo Lima, e os técnicos do Simepar, Cesár Benetti e Moisés Fernandes de Souza. O treinamento é conduzido por um profissional, enviado pela empresa fabricante Enterprise Eletronics Corporation (EUA), engenheiro Johnny Johnson.

O radar

O Radar Meteorológico de Santa Catarina foi adquirido com recursos do Fundo Estadual da Defesa Civil de Santa Catarina – Fundec. O custo chega a R$ 10 Milhões. O equipamento será responsável pela cobertura de cerca de 77% do território catarinense. São 191 municípios abrangidos.

O Radar Meteorológico deve apresentar previsões específicas com até 3 horas de antecedência. O monitoramento atinge até 200 quilômetros de distância, em linha reta.


Informações
Homero Buzzi

Inf. adicionais: Assessor Com. Paulo Cesar Santos
Secretaria de Estado da Defesa Civil

Compartilhe o link:
Radar Alto Vale © Copyright 2013 - 2015 - Radar Alto Vale não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos citados.
A opinião dos colaboradores e dos leitores não necessariamente representa a opinião do Radar Alto Vale.WLive! Soluções Web