Boa noite, hoje é dia 19/04 e são
Em Taió, +
Lontras: Técnicos dos EUA avaliam problema do radar

Único radar de SC fica em Lontras e está estragado (Foto: James Tavares/Secom)


Publicado em: 23/07/2015 06:55:44 - Por Administrador
PUBLICIDADE
Técnicos dos Estados Unidos estão em Lontras, no Vale do Itajaí, para analisar o que houve com o radar meteorológico instalado no município. Um deles é da empresa fabricante do equipamento e outro, das peças da máquina. Nesta quarta-feira (22), a Defesa Civil estadual aguardava uma avaliação dos profisisonais norte-americanos, para saber o que causou o problema que reusltou no desligamento do equipamento.

Segundo a Defesa Civil estadual, no final de junho, o radar meteorológico de Lontras começou a apresentar inconsistências nas imagens e foi desligado preventivamente, pela segunda vez. O objetivo era evitar que peças queimassem pela segunda vez, já que o equipamento havia apresentado problemas em janeiro deste ano e foi necessário trocar peças.

Conforme a Defesa Civil, os dois técnicos chegaram a Santa Catarina na segunda (20) e estão desde terça (21) em Lontras. O secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, fez uma visita ao local na terça, para ver o andamento dos trabalhos e aguarda avaliação dos técnicos.

Problemas pela segunda vez
Em 2 de julho de 2014, o radar meteorológico começou a funcionar oficialmente. Porém, parou de funcionar em 19 de janeiro de 2015. Ele ficou aproximadamente cinco meses inoperante por um problema na fonte de alimentação. Depois que as peças queimadas foram repostas por outras, compradas dos Estados Unidos, ele voltou a operar em 9 de junho deste ano.

Entretanto, em 24 de junho parou novamente, segundo a Defesa Civil. Na prática, em 2015, a ferramenta funcionou apenas cerca de 30 dias.

O radar possui cobertura de 77% sobre o território do estado. Ele tem capacidade de fazer leitura e varredura de até 400 quilômetros de raio em linha reta e leitura específica em 200 quilômetros de raio.

Nesta quarta, a Defesa Civil do estado divulgou novo relatório sobre a enxurrada que atingiu o Oeste e a Serra de Santa Catarina. Ao menos 31 cidades decretaram situação de emergência. Saudades e Coronel Freitas decretaram calamidade pública e tiveram os decretos homologados na terça. No caso de Maravilha, foi decretada calamidade, mas os estragos correspondiam a uma situação de emergência.

Ao menos oito pessoas ficaram feridas e outras duas morreram em decorrência das chuvas. Uma mulher foi arrastada pela correnteza em Coronel Freitas, no Oeste, e um jovem de 19 anos foi atingido por uma descarga elétrica causada por um raio em São Joaquim, na Serra.

Pelo menos 3.637 pessoas ficaram desalojadas e 98, desabrigadas. No total, 24.741 pessoas foram atingidas.

Em relação aos prejuízos materiais, 1.418 casas e 85 empresas ficaram danificadas ou destruídas. Também houve 44 infraestruturas e instalações públicas atingidas ou danificadas e 753 infraestruturas danificadas ou completamente destruídas.

Dados preliminares apontam para prejuízos em locais privados de R$ 46.509.872,12 e perdas econômicas no setor público de R$ 15.455.101,89.


Fonte: G1/SC
Compartilhe o link:
Radar Alto Vale © Copyright 2013 - 2015 - Radar Alto Vale não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos citados.
A opinião dos colaboradores e dos leitores não necessariamente representa a opinião do Radar Alto Vale.WLive! Soluções Web