Boa tarde, hoje é dia 18/04 e são
Em Taió, +
Empresas de SC e Sustentabilidade Ambiental: foco na qualidade de vida

Publicado em: 15/09/2014 19:29:07 - Por Administrador
PUBLICIDADE

Ibirama – Sustentabilidade Ambiental significa encontrar formas inovadoras de minimizar o impacto no meio ambiente e reduzir custos com a conservação de água e energia bem como, redução de materiais.

Um exemplo é a Usina Hidrelétrica Salto Pilão localizada entre os municípios de Apiúna, Ibirama e Lontras, no Vale do Itajaí, de relevante importância sócio-econômica para a região. A Usina tem pautado sua atuação em consonância com atividades que estimulam o desenvolvimento de uma consciência ambiental na região, principalmente em relação aos recursos hídricos. Nesse ínterim, Usina Salto Pilão mantém os Programas de Comunicação Social e Educação Ambiental que atendem, sobretudo, escolares da região de entorno do empreendimento, buscando construir a consciência ecológica através das boas práticas e da reflexão. Somente nos últimos três anos, mais de 10 mil pessoas já visitaram as instalações da hidrelétrica.

Respeitar os recursos naturais é a premissa da sustentabilidade da Malwee. A empresa está pautada em 12 compromissos que reforçam uma gestão empresarial inovadora. Entre eles o “Compromisso com Aas novas Gerações”, que investe em ações focadas no respeito humano e na sustentabilidade. O reflorestamento periódico, a reutilização de quase 45% da água na produção e o importante investimento na educação ecológica é a forma de a Malwee acreditar que o futuro pode e será muito melhor. O “Compromisso coma Preservação” que comprovando uma gestão inovadora e sustentável, a Malwee inovou ao ser Carbono Livre, neutralizando suas emissões de gases do efeito estufa. O uso do gás natural na produção, a conservação do Parque Malwee e a preservação de cerca de 5.000.000 m2 de área verde representam o nosso abraço natural pela vida do planeta.

A Cia. Hering tem suas ações ambientais focadas na redução do impacto ambiental, otimizando o uso de recursos naturais e materiais e na melhoria da eficiência operacional das fábricas e lojas. Possui cerca de 8,5 milhões de m2 de área preservada/ reflorestada. E assim, são várias empresas catarinenses que desenvolvem ações voltadas para a preservação e conservação dos recursos naturais.

Neste contexto, segundo Jorge Peron, da Agência de Meio Ambiente da Firjan, “ a sustentabilidade não é mais uma questão de escolha, mas de sobrevivência. Ela deixou de ser diferenciada para ser estratégica.” A Rede SENAI/SC de Consultoria Ambiental oferecem diversos serviços que permitem que as indústrias atuem de acordo com a legislação e normas exigidas, melhorando o desempenho dos seus processos, proporcionando uma maior rentabilidade e fortalecendo a competitividade das indústrias atendidas no mercado interno e externo.


Informações
Prof. Bianca Rosenfelder / EEB. Gertrud Aichinger - Ibirama

Compartilhe o link:
Radar Alto Vale © Copyright 2013 - 2015 - Radar Alto Vale não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos citados.
A opinião dos colaboradores e dos leitores não necessariamente representa a opinião do Radar Alto Vale.WLive! Soluções Web