Boa noite, hoje é dia 19/04 e são
Em Taió, +
Abelhas continuam sendo rotineiras para os Bombeiros

Fotos: Alex de Lima


Publicado em: 23/03/2015 12:33:10 - Por Luis Carlos Radar
PUBLICIDADE

Presidente Getúlio.Os Bombeiros Voluntários continuam recebendo chamados para retiradas de abelhas e marimbondos em locais de risco.No mês de fevereiro, os bombeiros e alunos do curso de formação, passaram por uma capacitação para prestarem apoio ao apicultor em situações de retiradas destes insetos e em casos de ataques em pessoas.
 


São raros os chamados em todas as corporações de bombeiros para estes tipos de ocorrências como ataques de abelhas, mas todos os profissionais deverão estar capacitados para qualquer incidência destes.

Hoje, os Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio possuem grande parte dos bombeiros e alunos, capacitados para atendimento emergencial com abelhas.

 

Na manhã desta segunda-feira (23), uma equipe dos bombeiros, realizaram uma averiguação na Rua Jaime Bertelli no Bairro Índio Esquerdo próximo ao conhecido morro do CTG. No local, uma equipe de operários da prefeitura estava realizando colocação de tubulação sendo que através do barulho do maquinário próximo do de onde se encontravam as abelhas, fizeram com que as mesmas iniciassem um ataque.


Após, os mesmos desligaram o maquinário e saíram do local, após acionaram a equipe dos bombeiros que segundo o solicitante, as abelhas já estavam mais calmas e retornaram ao enxame, após a averiguação do local, os bombeiros orientaram os trabalhadores e estarão acionando o apicultor da instituição para posterior providencia.

 

Na manhã do dia 11 de março, uma equipe de bombeiros foi mobilizada para atendimento de ataque por abelhas na cidade de Witmarsum, as equipes deslocadas averiguaram que as mesmas estavam calmas, sendo realizada a retirada em segurança das pessoas que estavam presas em uma residência após o ataque, posterior no período noturno uma equipe de bombeiros e um apicultor deslocaram novamente para Witmarsum para realizar a retirada.

 

Nesta época do ano é normal o aparecimento na área urbana das abelhas, principalmente em locais próximos de muitas plantas e alimento.

Geralmente quando um enxame aparece de repente em casas, empresas e outros locais, alguns fatores deverão ser observados como:

 

Se as mesmas chegarem em local que possa ter luz solar, chuva e fatores que impedirão a continuação das mesmas e formação de colmeia, estas são chamadas de enxame estacionário que ficarão no máximo por dois ou três dias.

 

Todo cuidado é pouco, muitas pessoas não sabem que são alérgicas e uma só ferroada de abelha poderá acarretar em complicações como o choque anafilático e podendo até vir a morte. Evitar transitar em local aonde exista alguma concentração de abelhas e nunca mexer nestes insetos para retirar sem qualquer capacitação ou orientação, pois por instinto de defesa as mesmas irão reagir.



Assessoria de Imprensa 
 


Compartilhe o link:
Radar Alto Vale © Copyright 2013 - 2015 - Radar Alto Vale não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos citados.
A opinião dos colaboradores e dos leitores não necessariamente representa a opinião do Radar Alto Vale.WLive! Soluções Web