Boa noite, hoje é dia 17/04 e são
Em Taió, +
Presunto de tilápia de SC é destaque em Congresso de Alimentação

Imagem / Ilustrativa


Publicado em: 30/08/2014 14:49:43 - Por Administrador
PUBLICIDADE

Estado / Alimentação - O desenvolvimento de um presunto defumado de tilápia, criado no Oeste de Santa Catarina, foi destacado no 17º Congresso Internacional de Ciência e Tecnologia de Alimentos, realizado em agosto, na cidade canadense de Montreal.

A especialista Riveli Vieira Brigido apresentou os resultados da pesquisa que identificou a boa aceitabilidade do produto pelo mercado consumidor. O presunto foi desenvolvido pelo Instituto SENAI de Alimentos e Bebidas, de Chapecó, para a cooperativa Pescados Pinhal, que reúne produtores de peixe de Concórdia.

Os testes foram realizados com 59 provadores não treinados e que desconheciam a origem do produto. No estudo denominado Escala de Atitude, que mede o grau de aceitação, o produto recebeu 73,4% de aprovação. Na Escala Afetiva, que avalia atributos sensoriais (aroma, cor, sabor e textura), o índice de aprovação foi de 80%.

Eventos

O presunto de tilápia e outros produtos desenvolvidos pelo Instituto em parceria com indústrias serão mostrados na Mercoagro - Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne, que será realizada em Chapecó de 9 a 12 de setembro. Para a feira, a instituição prepara eventos técnico científicos.

No estande do SENAI no Parque de Exposições Tancredo Neves, será realizado o Salão da Inovação. Além disso, na sede da instituição, serão realizados o Laboratório Experimental (na Planta de Processamento de Carnes e Derivados); o curso de detecção de patógenos e validação microbiológica (8 e 9 de setembro), o 10º Seminário Internacional de Industrialização da Carne (10 de setembro) e Workshop do Leite (11 de setembro). Na feira também será exposta a unidade móvel de alimentos do SENAI, onde serão ministrados minicursos. Informações pelo telefone 0800 48 1212.


Ivonei Fazzioni
Assessoria de Imprensa da FIESC

Compartilhe o link:
Radar Alto Vale © Copyright 2013 - 2015 - Radar Alto Vale não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos citados.
A opinião dos colaboradores e dos leitores não necessariamente representa a opinião do Radar Alto Vale.WLive! Soluções Web