Boa tarde, hoje é dia 19/04 e são
Em Taió, +
Justiça de SC vai abrir sindicância para apurar fuga no Vale

Foto: Divulgação


Publicado em: 28/01/2015 22:24:25 - Por Luis Carlos Radar
PUBLICIDADE

O Presídio de Blumenau, no Vale do Itajaí, de onde fugiram 28 detentos na madrugada desta quarta-feira (28), "não faz mais frente à demanda prisional" existente, informou o secretário de Justiça e Cidadania de Santa Catarina, Leandro Lima. A fuga da unidade ocorreu por volta da 0h30 desta quarta. Até a publicação desta reportagem, apenas oito haviam sido recapturados. Uma sindicância será instaurada para apurar o caso.

"Classificamos essa fuga como gravíssima. Por isso, o governo do estado tomou a decisão de construir uma penitenciária industrial em Blumenau. Já compramos o terreno, a ordem de serviço está para ser emitida nas próximas semanas e, de fato, a gente vai começar a resolver o problema do presídio, que é a superlotação", afirmou Lima.

Cinco detentos fugiram do presídio de Blumenau (Foto: Beto Espercot/RBS TV)Presídio de Blumenau tem capacidade para 520
presos; há, atualmente, quase o dobro
(Foto: Beto Espercot/RBS TV)

Ao todo, são 974 detentos para 45 agentes prisionais, incluindo a equipe administrativa do presídio. Segundo o Departamento de Administração Prisional (Deap), a unidade tem capacidade para 520 presos. Por plantão, entre seis a oito agentes são responsáveis para monitorar todos os presos.

Conforme as informações do setor de segurança do presídio, encarcerados de vários tipos de periculosidade, entre condenados e ainda não julgados, fugiram. Os detentos que fugiram têm, em média, de 20 a 24 anos. Eles estavam em duas celas na galeria T do presídio, mas nem todos participaram da fuga.

"Onde eles fugiram nunca ninguém fugiu. É um contêiner, tem uma camada de 20 centímetros de concreto maciço, mais uma chapa de aço, barras de ferro e mais concreto. No total levaram de 20 a 30 dias para fazer o túnel todo, segundo eles nos informaram", afirma Androcelis Metzdorf, chefe de segurança do presídio e era diretor interino do presídio até a fuga. Após o fato, o d diretor que estava em férias foi chamado.

26 detentos fugiram por um túnel em Blumenau (Foto: Divulgação)26 detentos fugiram por um túnel em Blumenau
(Foto: Divulgação)

Em 2013, a defensora pública, em visita surpresa feita ao Presídio Regional de Blumenau, constatou condições insalubres as quais os detentos eram submetidos no local. Ratos, baratas, fezes no lugar onde os presos tomam banho, remédios vencidos e carne armazenadas em baldes foram algumas das situações encontradas.


Agente denuncia estrutura
Um agente prisional, que prefere não se identificar, divulgou fotos do túnel feito para a fuga e reclamou das condições de trabalho no local. A abertura fica dentro de uma das celas, feita no chão da galeria. O túnel termina na parte de trás do presídio.

Segundo Deap, túnel é estreito  (Foto: Divulgação)Segundo Deap, túnel é estreito (Foto: Divulgação)

"Eles cavavam mais quando tinham chuva e quando as celas eram trancadas. Também cavavam usando um pano para abafar o som", detalhou o chefe de segurança. De acordo com Metzdorf, os detentos recapturados informaram que utilizaram serrinhas e o eixo central de um ventilador para cavar.

Segundo o chefe de segurança, o túnel tem de seis a sete metros de extensão e passa por uma região de banhado. "É a primeira fuga por baixo do contêiner, diziam que ali não tinha como. Por cima já haviam fugido", completa Metzdorf.

Recaptura de presos
A Polícia Militar da região faz rondas para capturar os foragidos desde a madrugada desta quarta. Cinco internos foram capturados ainda na madrugada e três na manhã desta quarta.  Pelo menos 20 detentos continuavam foragidos até a publicação desta reportagem.

Túnel sai na parte d etrás do presídio  (Foto: Divulgação)Túnel sai na parte de trás do presídio
(Foto: Divulgação)

Um avião do Corpo de Bombeiros, o Arcanjo 2, chegou a ser utilizado no transporte de três agentes penitenciários de Florianópolis para Blumenau e para levar parte da equipe da Corregedoria da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, que esteve no local.

Na manhã desta quarta, paralelo a recontagem de presos, os agentes do Deap começaram a uma operação pente-fino para revistar pessoas, celas e a estrutura do presídio. A operação foi encerrada também no início da tarde. Segundo Metzdorf, foram encontrados celulares. No local não há bloqueadores para este tipo de aparelho. Segundo o Departamento de Administração Prisional (Deap), mais de 60 agentes prisionais foram mobilizados, sendo 30 de outras unidades de Santa Catarina, para a operação integrada de segurança prisional.

Do G1 SC 

Compartilhe o link:
Radar Alto Vale © Copyright 2013 - 2015 - Radar Alto Vale não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos citados.
A opinião dos colaboradores e dos leitores não necessariamente representa a opinião do Radar Alto Vale.WLive! Soluções Web