Boa noite, hoje é dia 18/04 e são
Em Taió, +
Idosa de 79 anos morre após tocar em taturana

Publicado em: 26/05/2017 08:29:36 - Por Luis Carlos Radar
PUBLICIDADE

Uma idosa de 79 anos morreu após ter encostado em uma lagarta taturana (Lonomia Oblíqua).


A morte foi confirmada pela Gerência Regional de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Chapecó, que fez os levantamentos e pesquisa ambiental no local do acidente.


O fato aconteceu ainda no início do mês, em uma cidade da área de abrangência da ADR. Nem o município e nem a identidade da vítima foram divulgados.


Conforme as informações do Setor de Zoonoses da ADR, o fato foi comunicado para a Gerência de Saúde poucas horas após o acidente, com as equipes de investigação ambiental indo até o local e encontrando vestígios da lagarta. Os sintomas apresentados pela vítima também coincidem com os provocados pela taturana.


“A investigação ambiental foi compatível e encontrou vestígios da lagarta, fechando o vínculo epidemiológico”, explica a bióloga Deyze Angelini, do Setor de Zoonoses da Gerência Regional de Saúde de Chapecó. O quadro da vítima evoluiu rápido e ela acabou falecendo alguns dias depois.


Deyze reforça o alerta para a população redobrar os cuidados com a lagarta, considerada um animal peçonhento. Ela possui espinhos venenosos que, em contato com a pele, provocam uma série de sintomas que podem evoluir para graves hemorragias, podendo causar a morte.


Atendimento precisa ser rápido


A bióloga explica que a evolução dos casos depende do organismo de cada pessoa, mas que geralmente idosos, crianças e gestantes são mais suscetíveis.


“O ideal é que se busque atendimento médico o quanto antes para a aplicação do Soro Antilonômico, que evita complicações mais graves”, reforça Deyze.


Oeste Mais 

Compartilhe o link:
Radar Alto Vale © Copyright 2013 - 2015 - Radar Alto Vale não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos citados.
A opinião dos colaboradores e dos leitores não necessariamente representa a opinião do Radar Alto Vale.WLive! Soluções Web