Bom dia, hoje é dia 20/04 e são
Em Taió, +
Florianópolis recebe mostra de cinema espanhol

Enfrentando crise de meia-idade, oito homens passam a questionar sua identidade masculina em "O que os homens falam", de Cesc Gay Foto: Mostra de Cinema Atual Espanho / Divulgação


Publicado em: 01/09/2014 10:37:31 - Por Márcio Natan
PUBLICIDADE

Estado / Cultura - Se a situação econômica deletéria da Espanha contamina e é contaminada pelos países vizinhos, para sua produção cinematográfica a proximidade geográfica é benéfica. Jovens diretores recebem influências do melhor cinema europeu contemporâneo e uma parte do resultado será apresentada a partir de amanhã, na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis, na Mostra de Cinema Atual Espanhol.

Nome mais conhecido entre os atores das produções escaladas, o argentino Ricardo Darín atua na comédia O que os Homens Falam (Una Pistola en Cada Mano). No longa-metragem, que será exibido no dia 16, oito homens enfrentam a crise da meia-idade. G. (Darín) começa a tomar remédios quando descobre que está sendo traído pela mulher. S. (Javier Cámara) tenta reatar com a esposa, dois anos após o divórcio. E. (Eduardo Fernández) perde tudo e volta a morar na casa da mãe. A. (Alberto San Juan) e M. (Jordi Molla) são dois amigos que começam pela primeira vez a revelar segredos íntimos. J. (Eduardo Sbaraglia) tem tudo o que deseja, mas fica deprimido. P. (Eduardo Noriega) não consegue seduzir a colega de trabalho, e L. (Luis Tosar) confunde os nomes das namoradas com o de seu cachorro.

A curadoria dos filmes resulta de uma seleção de longas produzidos em 2012. Há comédia dramática, animação, drama e documentário. Todas as sessões serão legendadas em português. Uma ida ao Badesc neste mês vale a pena porque ajuda mostrar o cinema espanhol independente da influência de nomes como Carlos Saura, Fernando Trueba e Pedro Almodóvar _ todos eles tão geniais quanto populares. E também ajuda na recuperação de uma injustiça histórica provocada pela censura imposta pelo ditador Francisco Franco e que durou 39 anos: a de que a qualidade do cinema feito na Espanha sempre está um degrau abaixo das produções de Itália e França. Ao menos no cenário econômico atual, esses países hoje são mais iguais do que nunca.

Agende-se
O quê: Mostra de Cinema Atual Espanhol Quando: amanhã e dias 9, 16, 23 e 30 (terças feiras), às 19h
Onde: Fundação Cultural Badesc (Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis)
Quanto: gratuito

Dia 2
Branca de Neve (Blancanieves). De Pablo Berger. França/Espanha, 2012, 105min. Drama/fantasia, 12 anos. Com Maribel Verdú, Emilio Gavira, Daniel Giménez Cacho. Após a morte da avó, Branca de Neve é impedida de ficar com seu pai e viaja com seis anões participando de touradas.

Dia 9
Carmina ou que se Exploda (Carmina o Revienta). De Paco León. Espanha, 2012, 70min. Drama/Comédia, 12 anos. Com Carmina Barrios, María Leon, Paco Casaus, Ana M. Garcia. Depois de sofrer vários assaltos, dona de uma venda em Sevilla inventa uma forma original de conseguir dinheiro para sua família.

Dia 16
O que os Homens Falam (Una Pistola en Cada Mano). De Cesc Gay, Espanha, 2012, 95min. Comédia romântica, 12 anos. Com Javier Câmara, Ricardo Darín, Eduard Fernández. Comédia irônica e sem compaixão sobre as deficiências, fraquezas e outras "virtudes" dos homens de hoje: perdidos e confusos em busca de uma nova identidade.

Dia 23
Mapa. De León Siminiani. Espanha, 2012, 85min. Documentário, 12 anos. Jovem ex-diretor de programa de TV em busca de seu primeiro filme viaja para a Índia.

Dia 30
O Apóstolo (El Apóstol). De Fernando Cortizo. Espanha, 2012, 72min. Animação, livre. Fugitivo da cadeia tenta recuperar riquezas escondidas em uma aldeia longínqua cheia de terror, humor e fantasia.


Link de origem
JORNAL DE SANTA CATARINA 

Compartilhe o link:
Radar Alto Vale © Copyright 2013 - 2015 - Radar Alto Vale não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos citados.
A opinião dos colaboradores e dos leitores não necessariamente representa a opinião do Radar Alto Vale.WLive! Soluções Web