Boa noite, hoje é dia 19/04 e são
Em Taió, +
Brasil avança no enfrentamento ao tabagismo

imagem ilustrativa


Publicado em: 30/08/2014 13:17:34 - Por Administrador
PUBLICIDADE

Brasil / Saúde - Na semana marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Fumo, lembrado em 29 de agosto, o Ministério da Saúde comemora o avanço do Brasil no enfretamento ao tabagismo.

Uma das últimas conquistas foi a regulamentação da Lei Antifumo, que proíbe o fumo em ambientes fechados de uso coletivo. Outras medidas que buscam diminuir o impacto do tabaco na vida das pessoas são o aumento do preço e a proibição da propaganda do cigarro. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, destaca a importância da Lei Antifumo:

"É uma das estratégias consideradas mais importantes pra diminuir o consumo de cigarro, mas também pra proteger os chamados fumantes passivos, aqueles que não fumam, mas que acabam entrando em contato com os deletérios efeitos do cigarro, através do contato com aqueles que fumam. Não queremos discriminar ninguém, mas é uma medida de saúde pública. Aqueles que querem continuar fumando que façam em ambientes abertos e que não comprometam a saúde dos outros e comprometam cada vez menos a sua saúde."

A nova Lei Antifumo vai entrar em vigor em dezembro deste ano. A partir desta data, pessoas que fumam não poderão mais fazer uso do cigarro no interior de ambientes como bares, escolas, áreas comuns de condomínios e veículos coletivos. A proprietária de um bar no Distrito Federal, Ellen de Oliveira, conta que já cumpre a lei desde a abertura do estabelecimento:

"Nós colocamos placas com proibido fumar, como o pessoal geralmente pede até isqueiro para acender, a gente fala: por favor, lá fora porque aqui é um ambiente fechado e não dá porque nós não fumamos e a gente não quer que fume aqui dentro."

O SUS oferece também tratamento para quem deseja parar de fumar. Além do acompanhamento profissional, são oferecidos medicamentos, como adesivos, pastilhas, gomas de mascar e antidepressivo. Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, essas ações mostram o compromisso do poder público com a saúde da população:

"O Brasil já é apontado pela Organização Mundial da Saúde como um dos casos mais bem sucedidos de uma política que vem sendo desenvolvida desde o início da construção do SUS, essa estratégia de enfrentamento do tabagismo como um dos principais problemas de saúde pública."

Nos últimos oito anos, o número de fumantes nas capitais brasileiras caiu 28%. A meta do Ministério da Saúde é que o número de tabagistas continue caindo, chegando a 9% até 2022. Para saber mais sobre as ações de combate ao fumo no país, acesse: www.saude.gov.br


Informações e reportagem, Ana Cláudia Amorim

Compartilhe o link:
Radar Alto Vale © Copyright 2013 - 2015 - Radar Alto Vale não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos citados.
A opinião dos colaboradores e dos leitores não necessariamente representa a opinião do Radar Alto Vale.WLive! Soluções Web